quinta-feira, 16 de abril de 2020

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA



ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
Arte na Pré-História expressa a forma de vida do homem primitivo, que a usavam para registrar e comunicar sua história. Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam. Antes mesmo do surgimento da escrita, os homens já desenhavam figuras de animais e de pessoas em cenas de rituais religiosos. Além das figuras, eles produziam esculturas feitas em ossos e pedras. 
Os vestígios desse período foram descobertos através de estudos periódicos realizados ao longo dos anos com a intervenção de pesquisadores e especialistas como biólogos, arqueólogos, historiadores, paleontólogos e etc. 
pré-história é um período que vai desde do aparecimento do homem até o desenvolvimento da escrita. Durante essa fase da história não existia nenhum tipo de desenvolvimento urbano ou civilização pré-definida.
O que permitiu estudar esse período foram os vestígios de ferramentas, objetos e desenhos deixados nas cavernas. Dessa forma, foi possível analisar a maneira de vida desses povos, a forma como eles caçavam, se alimentavam e se comunicavam. 
Sendo assim, a pré-história foi dividida em dois grandes momentos: Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada) e Neolítico (Idade da Pedra Polida). Também tem o período da Idade dos Metais que está entre o fim da Pré-história e início da História. 

LINHA DO TEMPO

 

 Ø  Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada


Essa divisão da pré-história começa com o surgimento do homem e termina com o desenvolvimento da agricultura. Os homens do período paleolítico buscavam maneiras para sobreviver por meio da caça, da pesca e da coleta de frutos. Como tinham essa rotina de sair para caçar eles foram denominados de nômades (o que não tem moradia fixa, que vive permanentemente mudando de lugar) pelos historiadores. 
PINTURA RUPESTRE
A fase foi marcada por pinturas rupestres, realizadas dentro e fora das cavernas, o que caracterizou a Arte na Pré-História. Os desenhos sem formas definidas apresentavam a naturalidade nos traços. Normalmente, os desenhos eram, em sua maioria, de animais, pois os primitivos acreditavam que ao representar o animal, acontecia o aprisionamento de sua alma, tornando-o mais fraco e muito mais fácil de capturá-lo
Para pintar os pré-históricos usavam como tinta: sangue e gordura animal, carvão vegetal, terras coloridas, extratos vegetais, etc.
  Em geral as imagens são formadas por figuras de grandes animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos, entre outros. A figura humana surge menos vezes, mas também é muito comum, sugerindo atividades como a dança, a luta e, principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista, como acontece com os dos animais. Paralelamente encontram-se também palmas de mãos humanas e motivos abstratos. Os pigmentos mais usados são o carvão, argilas de várias cores e minerais triturados. Os veículos para os pigmentos são de determinação mais difícil, mas presume-se que possam ter sido usados sangue, excrementos e gordura animal, ceras e resinas vegetais, clara ou gema de ovos e saliva humana. Acredita-se que estas pinturas tenham um cunho ritualístico ou mágico, com uma simbologia relacionada principalmente à caça e à fertilidade.

ESCULTURA
Além das pinturas, os homens paleolíticos produziam esculturas humanas, principalmente figuras femininas representadas com seios e ventre bastante volumosos, supostamente indicando a fertilidade. Pois, acredita-se que a imagem feminina daquela época estava associada a rituais de sexualidade e fertilidade.
A principal escultura deste período é a Vênus de Willendorf:



OS GRANDES BUSTOS DE PEDRA DA ILHA DE PÁSCOA

Os moais são as enormes estátuas de pedra erguidas na Ilha de Páscoa e com fins religiosos, pois acreditavam que serviam como guardiões do local.
Cercada de mistérios, a ilha, localizada no meio do Oceano Pacífico (mais precisamente a 3.706 km da costa chilena), instiga a imaginação de cientistas e visitantes a desvendar o mistério das enormes estátuas de pedra.


arte das cavernas era feita com a ajuda de utensílios e objetos rudimentares como lanças, facas, machados, anzóis, arcos e pedra. As primeiras manifestações artísticas foram encontradas por meio de escavações arqueológicas realizadas na Ásia, Europa e África no século XX. 
ARQUITETURA
Entre as construções arquitetônicas, vale destacar a construção monumental de grandes blocos de pedra, conhecidas como “Estruturas Megalíticas”. 
Na fase pré-histórica essas estruturas faziam referência aos cultos de mortos e rituais de iniciação espiritual.
As mais conhecidas são:
MENIR – É um monumento religioso pré-histórico feito com uma única pedra cravada verticalmente no solo, às vezes de tamanho bem elevado.

DÓLMEN O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra. É um monumento religioso pré-histórico feito com duas ou mais pedras cravadas verticalmente no solo, e outra sobreposta na horizontal, e, em sua maioria, de tamanho bem elevado.


A principal construção desse período é o Monumento de Stonehenge, na Inglaterra. 


Ø  Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida
Esse período começou com o desenvolvimento da agricultura e termina com o surgimento da escrita. Nessa época, a pedra foi o instrumento mais utilizado e valorizado pelos homens primitivos, pois a Arte na Pré-História enxergou outras formas de usar as pedras, além dos desenhos feitos nas cavernas.
Com as técnicas de polimento das pedras foi possível transmitir para o neolítico um certo abstracionismo. As pinturas registravam a vida cotidiana e suas descobertas. As figuras desenhadas sugeriam a ideia de movimento e agilidade, como se fosse a reprodução de pessoas dançando. Assim, os desenhos foram criando formas geométricas
Além disso, com os avanços alcançados pelo sedentarismo (o homem se fixa na terra) dos homens e o desenvolvimento da agricultura, os homens passaram de caçadores para agricultores e começaram a cultivar os próprios alimentos e a domesticar animais.
A criação de animais associada ao plantio de grãos permitiu a melhoria na qualidade de vida e, consequentemente, o desenvolvimento de sociedades mais civilizadas. Dessa forma, surgiram as primeiras vilas, aldeias e cidades, o que contribuiu para a ampliação da Arte na Pré-História. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A  Arte na Pré-História  expressa a forma de vida do homem primitivo, que a usavam para registrar e comunicar sua ...