sábado, 26 de junho de 2010

LIVROS ESPECIAIS DE ARTE


HISTÓRIA GERAL DA ARTE - Graça Proença - Um panorama completo e didático de toda a arte ocidental. Um instrumento de trabalho completo e sério para o Professor e o aluno de Arte e Educação Artística. . CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA DA ARTE - Heinrich Wolffling - Este estudo sobre a evolução do estilo na arte situa a obra no conjunto da vida de uma época. Através da análise das obras dos grandes artistas, de Dürer a Rembrandt, o autor mostra a evolução interna dos estilos e define as categorias permanentes da arte.. .

A TELEVISÃO LEVADA A SÉRIO  - Arlindo Machado - Desde que foi inaugurada no país, há meio século, a televisão não deixou de crescer em importância, a ponto de firmar-se hoje como o meio de comunicação de maior influência nos costumes e na opinião pública. Neste livro, o autor Arlindo Machado, faz uma perspicaz reflexão sobre o tema. Ao grande conhecimento prático adquirido em muito tempo de atenção crítica ao que passa na tela da tevê, o autor alia um seguríssimo embasamento teórico e notável aptidão para a análise de técnicas e intenções em todas as artes visuais. Com isso dá um curso fascinante de televisão séria, mostrando o que vai por trás de reportagens, miniséries e videoclipes, por exemplo. Indispensável para todos os estudantes e pesquisadores da área, esta publicação atende também ao leitor não-especializado interessado em uma avaliação do conteúdo da programação televisiva.. A CRIANÇA E O ARTISTA - Paulo de Tarso Cheida Sans - A análise desenvolvida nesse livro funda sua investigação nos seguintes tópicos - O impulso criativo da criança se assemelha ou não ao do adulto? Como se manifesta a criatividade durante a realização de uma obra plástica? O que é obra estética? Como um espectador pode apreciar uma obra plástica? Como a arte se forma? O que é arte? - É o debate de tais questões primordiais que demonstra como a relação entre criador-obra-espectador condiciona as possíveis sintonias do criador com seu meio, a singularidade de sua criação e sua universalidade.. A COR COMO INFORMAÇÃO - Luciano Guimarães - O livro apresenta seus capítulos que abordam o tema em sua complexidade - mostrando considerações que esclarecem e enriquecem o repertório de todos aqueles que utilizam a cor na comunicação. Da exata delimitação da cor como informação cultural, e suporte para a expressão simbólica na comunicação humana, até a investigação dos processos de percepção e seus 'comportamentos' para a geração de sentido, o autor expõe um universo interdisciplinar, ancorado no que há de mais recente na bibliografia da Semiótica da Cultura e das Ciências da Cultura..A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE - Do Ensaio à... Encenação - Carmen Lúcia Abadie Boasoli - Ao investigar a formação do professor de arte no Brasil, esse livro propicia discussões, dando novo enfoque à temática e levantando alguns questionamentos saudáveis em relação a seu ensino. No momento em que a Lei de Diretrizes e Bases torna obrigatório o ensino da arte na educação básica, esse trabalho é de importância fundamental. Especialmente porque repensa o papel e a formação de professores nos cursos de licenciatura.

O PODER DO MITO - Joseph Campbell - O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.. - Joseph Campbell 'Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas esperiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo...' 'Nunca encontrei alguém que soubesse contar melhor uma história do que Joseph Campbell. Escutando-o falar sobre as sociedades primitivas, foi transportado às largas planuras sob a imensa cúpula do céu aberto, ou à espessa floresta sob o pálio das árvores, e comecei a entender como as vozes dos deuses falavam através do vento e do trovão, e como o espírito de Deus flutuava em todo riacho da montanha, e toda a terra florescia como um lugar sagrado - o reino da imaginação mítica.' - Bill Moyers. . INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE - H.W. Janson - Este livro oferece um panorama fascinante do desenvolvimento artístico do homem. Partindo da arte das cavernas de nossos mais remotos ancestrais e chegando às expressões modernas da criatividade humana, que se refletem na arte e arquitetura atuais. . O CORPO FALA - Pierre Weil - O livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções, ou posicionamentos internos. . PAULO VASCONCELOS - Pensar a cultura infanto juvenil é refletir sobre a sociedade nas malhas de seus discursos e práticas e, assim, estabelecer elos com as mediações simbólicas propostas dentro do imaginário das mídias e da sociedade. Para se refletir sobre o tema, não há como fazê-lo senão dentro de uma perspectiva multidisciplinar. Este livro apresenta um índice a partir do qual se pode começar a entender um tema tão múltiplo quanto instigante que é a 'Comunicação e o Imaginário na Cultura Infanto-Juvenil'.

ARTE E CRÍTICA DE ARTE - Giulio Carlo Argan - Em ''Arte e Crítica de Arte'', Giulio Carlo Argan sustenta que . ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL - Rudolf Arnheim - A obra instrumentaliza a experiência da apreciação artística a partir da inata capacidade humana de entender por meio do olhar e propõe-se a discutir algumas qualidades da visão, objetivando fortalecê-las e dirigi-las. O autor preocupa-se em delinear o papel da atividade artística como principal instrumento de exploração da personalidade humana, e ressalta que os princípios do pensamento psicológico nele expressos provêm da teoria da Gestalt enquanto disciplina (portanto amplificando seu entendimento para além das fronteiras de método), que desde suas origens teve afinidade com a arte. . ARTE COMENTADA - Carol Strickland - Contém 25 mil anos de história da arte condensados em 208 páginas, incorporando mais de trezentas ilustrações, de forma a oferecer o conhecimento necessário, as informações básicas, numa linguagem simples. É pontuado por observações, sumários e quadros comparativos para ajudar o leitor a absorver e reter pontos importantes. A obra é, enfim, uma compilação breve, em terminologia clara, da pintura nas cavernas à arte conceitual. . OS PROBLEMAS DA ESTÉTICA - Luigi Pareyson - Neste livro o autor apresenta os princípios fundamentais da sua estética da formatividade além de ampliar o campo de reflexão abrangendo uma gama bastante diversificada de problemas tocando questões fundamentais na reflexão artística como a da relação entre obra de arte e sociedade, obra de arte e biografia, obra de arte e realidade, etc.

ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR - Maria Heloísa Correa de Toledo Ferraz - Este livro trata do ensino e aprendizagem da arte, enfocados pelo prisma da educação estética e artística. As autoras, através de uma fundamentação teórico-metodológica, enfatizam o estudo da história da arte , da produção artística, da apreciação estética e da comunicação na sociedade. . CULTURA VISUAL, MUDANÇA EDUCATIVA E PROJETO DE TRABALHO - Fernando Hernandez - As perspectivas e os exemplos apresentados nesse livro são um reflexo das discussões mantidas entre Fernado Hernández e vários professores que já estão cansados de que a disciplina de Ensino de Arte continue sendo relegada a segundo plano. O resultado é a descrição de experiências desenvolvidas com alguns professores, na tentativa de romper barreiras e mitos sobre o que pode ser esse campo de estudos que deverá expandir os conhecimentos dos alunos de ensino fundamental e de ensino médio sobre a cultura visual da nossa época e que também ajude a compreender os significados da cultura visual de outras épocas. . MENTES QUE CRIAM - Howard Gardner - Usando como ponto de partida seu conceito das 7 inteligências - da inteligência musical àquela envolvida no entendimento de si mesmo-, Gardner examina 7 indivíduos extraordinários - Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi - cada um deles, um exemplo notável de um tipo de inteligência. Ao examinar o momento da descoberta mais significativa de cada criador, Gardner descobre padroes cruciais para o nosso entendimento do processo criativo. . INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS - Howard Gardner - Gardner explica eloqüentemente as idéias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em toda sala de aula onde se espera que os alunos pensem. Esta é uma leitura importante não apenas para os professores, mas também para os membros dos conselhos escolares, e ainda para aqueles que legislam e estabelecem políticas educacionais.

HISTÓRIA DA ARTE - Ernst Gombrich - É um livro incomparável como introdução ao mundo da arte, desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental dos dias de hoje. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. Como o autor diz no Prefácio, o livro 'é endereçado a todos os que sentem a necessidade de uma primeira orientação num mundo estranho e fascinante. Pode servir ao iniciado sem o confundir com pormenores; capacitá-lo a dar uma ordem inteligível à profusão de nomes, períodos e estilos que congestionam as páginas de obras mais ambiciosas e, assim, equipá-lo para consultar livros mais especializados'. . A IMAGEM - Jacques Aumont - A imagem torno-se uma disciplina do conhecimento humano, ao mesmo tempo em que permanceu um domínio fascinante e parcialmente incógnito. Esse livro trata dos grandes problemas teóricos propostos pelo tema - O que é 'ver' uma imagem? Qual 'espectador' ela supõe? Como a imagem 'representa' o mundo real? Como ela produz as significações? Quais os critérios que nos levam a considerar algumas dessas imagens como 'artísticas'? . ARTE, HISTÓRIA E ENSINO - Uma Trajetória - Dulce Osinski - Este livro analisa os caminhos pelos quais se deu a evolução do ensino da arte, suas influências de ordem estética, pedagógica e filosófica, e as metodologias utilizadas ao longo do tempo. Traça um perfil da trajetória do pensamento educativo em arte, abordando as diferentes perspectivas que se iniciam com a escola da tradição e passa pelas academias de forte influência clássica e renascentista. A autora mostra como a integração entre arte e técnica culminaram na cração de escolas de artes e ofícios e da Bauhaus. Revela também o surgimento das correntes da livre expressão e as tendências contemporâneaspara o ensino da arte, que buscam a integração entre conhecimento e expressão. Inserido nos processos culturais e históricos, o conhecimento dos percursos do ensino da arte é fundamental para que hoje se possa pensar, ensinar e fazer arte com qualidade. . A PERSPECTIVA COMO FORMA SIMBÓLICA - Erwin Panofsky - É um dos maiores trabalhos de história intelectual contemporânea, um texto que tem influenciado conceitos histórico-filosóficos sobre arte e sobre a noção de perspectiva neste século.

SIGNIFICADO NAS ARTES VISUAIS - Erwin Panofsky - O autor, um dos mais renomados críticos de nosso tempo, reúne neste volume uma coletânea de ensaios sobre Teoria da Arte, iconografia, estilos e atitude estética, em que sua visão estrutural e ampla erudição desvelam as artes visuais nas suas diferenças e significado profundos ligados ao estilo dos artistas e ao dos respectivos tempos. . A PESQUISA EM ARTE - Silvio Zamboni. . 100 artistas que mudaram a história do mundo - Barbara Krystal - Com suas biografias concisas, esta obra levará o leitor a uma viagem através do mundo das artes. O artista é um contador de histórias que, ao utilizar fatos - ou ficção - interpreta e ilustra sentimentos e idéias por meio da tinta, do bronze, do filme fotográfico e de outros materiais. Ao revelar a pessoa por trás da obra, descobrimos as influências que moldaram suas vidas e orientaram suas aspirações artísticas. Cada um dos artistas citados nesta obra representou um marco na pintura, escultura ou fotografia, definindo os movimentos que revolucionaram a arte. O livro traz ainda as lutas pessoais e profissionais que cada um destes homens e mulheres teve que enfrentar pelo caminho, superando críticas, convenções e outras inúmeras dificuldades. Um livro para ser usado como consulta ou simplesmente como leitura esclarecedora e divertida. . ARTE - Ary Quintela.

PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO - Modesto Farina. . A NOVA MÍDIA - A comunicação de Massa na era da informação - Wilson Dizard Junior - Inovador ao expor de forma clara as vertiginosas mudanças por que passa a comunicação de massa, esta nova versão de 'A nova mídia' apresenta as últimas novidades do mundo virtual (avanços da Internet, fusões entre megaempresas, etc.) e uma projeção do que está por vir. Exemplos no texto mostram o que vem mudando nas diferentes formas da mídia tradicional e como isso afetará a vida dos profissionais da comunicação. O autor, membro do Center for Strategic and International Studies, de Washington, e professor da Georgetown University, também não deixa de considerar as implicações políticas e econômicas que as mudanças nos padrões das comunicações de massa acarretam. Um utilíssimo glossário com o jargão e os termos criados por essa nova revolução industrial complementa o volume. . A IMAGEM - Eduardo Neiva Junior - Discute as características formais da representação e da imitação. Vê o papel da pintura na reprodução da imagem e analisa a questão da fotografia. . COMO E POR QUE SE FAZ ARTE - Por dentro da Arte - Elizabeth Newbery - O que um afresco renascentista tem a ver com um totem de índios canadenses? Qual a relação entre um postal do Tio Sam e um quadro do brasileiríssimo Portinari? Ao revelar afinidades entre obras feitas em diversas épocas e regiões, Como e por que se faz arte apresenta uma abrangente introdução ao universo da arte.

LEITURAS NO SUBSOLO - Ana Mae Barbosa - A obra estuda a influência de historiadores da arte, como Ernest Gombrich e Herbert Read, sobre a produção acadêmica brasileira desde os anos 80. . ARTE-EDUCAÇÃO NO BRASIL - Ana Mae Barbosa - Chegando à sua 3a. edição, confirmando, já à luz de sua acolhida, a importância da contribuição deste estudo para a reflexão sobre o ensino de arte, na escola nova brasileira, e as profundas transformações que sua didática vem sofrendo nos últimos anos. . A IMAGEM NO ENSINO DA ARTE - Ana Mae Barbosa - Anos oitenta e novos tempos. Esta é uma das obras mais significativas no domínio da didática das artes no Brasil. Sua proposta metodológica, consubstanciada na idéia de arte-educação, organiza e promove uma leitura da obra artística que, além de uma pedagogia, é uma nova visão do papel das artes na cultura do homem contemporâneo. PARA ENTENDER A ARTE - Robert Cumming - Reproduções de 45 dos mais importantes quadros da história da pintura, com detalhes ampliados e comentários sobre a técnica, as idéias estéticas e o contexto histórico e cultural dos artistas. Para você desfrutar de cada obra, com a inteligência e a emoção.


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