quinta-feira, 2 de maio de 2013

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS


LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS:
EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

 A arte não representa ou reflete a realidade, ela é realidade percebida de outro ponto de vista. PCN Arte

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

TÍTULO: Laboratório de Artes Visuais – Experimentação Pedagógica
ASSUNTO: Ampliação da capacidade criadora do estudante, fomentando o interesse pelas Artes, incentivando-os a experimentar e pesquisar formas de expressar suas ideias e sentimentos através das atividades artísticas.
AUTORES: Denise Nunes Leite Compasso

JUSTIFICATIVA

O Laboratório de Artes Visuais do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Lima Rebelo tem como foco oferecer aos educandos um caminho para a criação pessoal individual ou coletivo tomando como base algumas linguagens artísticas (tais como o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia, o vídeo, etc.) e expressões das diversos movimentos artísticos no decorrer da história da humanidade. 
O laboratório propõe a arte como campo de experimentação, estimulando o uso da percepção e da criatividade de cada indivíduo, inserindo competências e habilidades artísticas de forma prática e dinâmica, em trabalhos individuais e em criações coletivas.
Este ambiente além de despertar o gosto pela diversidade artística serve como estimulo de novas inspirações, por isso, a necessidade dos estudantes dispor de um espaço próprio para o desenvolvimento da capacidade criadora e da imaginação no processo educativo. O espaço visa à produção e a pesquisa daqueles interessados pela área educacional.

OBJETIVOS

GERAL

Construir o conhecimento, o gosto e o respeito pelas artes, valorizando o processo e a produção artístico-cultural; e a interação entre as áreas com base na formação de cidadãos críticos, criativos e sensíveis.

ESPECÍFICOS

2.1.     Proporcionar a interação e construção do conhecimento através do ensino das artes com base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico culturais;
2.2.     Promovendo um espaço intelectual, educativo e cultural;
2.3.     Educar, através de práticas pedagógicas inovadoras, a sensibilidade da criança e a percepção do mundo em seu entorno social;
2.4.     Ampliar o conceito de arte, valorizando principalmente os aspectos criativos inerentes a todo ser humano;
2.5.     Apresentar as várias formas de manifestações artísticas presente no universo cultural do Brasil e do mundo.

ATIVIDADES PROGRAMADAS

1.      Aulas teóricas.
2.      Oficinas de pintura.
3.      Oficinas de esculturas.
4.      Manuseio com tintas e pinceis.
5.      Atividades artísticas.
6.      Oficina de fotografia.
7.      Exposição das obras de arte.
8.      Feiras culturais.

METODOLOGIA

            A metodologia de execução deste projeto acontecerá na cidade de Parnaíba através de experimentações e criações artísticas feitas por estudantes do ensino médio sobre a importância da Arte para a valorização da cultura e do conhecimento e identidade humana.
            As atividades serão feitas:
  1. Estudo sobre a importância das artes para o desenvolvimento sociocultural de uma comunidade;
  2. Oficinas de diversas linguagens artísticas;
  3. Exposição dos trabalhos criados pelos alunos;
  4. Feira cultural interdisciplinar.
As atividades artísticas realizar-se-á de forma criativa e autônoma. E em seguida será realizada a exposição dos trabalhos.

RECURSOS DIDÁTICOS

Material Para o Laboratório de Artes Visuais

Cavalete para pintura
Tinta Guache cores variadas – pote de 500 ml
Tela para pintura 20x30
Tinta a óleo 20 ml conjunto com 8 cores
Bandeja para lavar pince
Pincel escolar redondo n.º 00 – 12 unidades
Pincel escolar redondo n.º 02 – 12 unidades
Pincel escolar redondo n.º 18 – 12 unidades
Pincel escolar redondo n.º 22 – 12 unidades
Pincel escolar redondo n.º 24 – 12 unidades
Pincel escolar redondo n.º 14 – 12 unidades
Pincel escolar chato n.º 00 – 12 unidades
Pincel chato n.º 04 – 12 unidades
Pincel chato n.º 08 – 12 unidades
Pincel chato n.º 24 – 03 unidades
Pincel chato n.º 06 – 12 unidades
Pincel chato n.º 18 – 06 unidades
Pincel chato n.º 10 – 12 unidades
Pincel chato n.º 12 – 12 unidades
Pincel chato n.º 16 – 12 unidades
Pincel filete redondo – 12 unidades
Argila escolar vermelha 1 Kg
Impermeabilizante para papel
Godê para mistura de tinta
Tesoura universal
Giz de cera pastel com 12 cores
Papel canson A3 20 folhas
Lápis 2B - 3B - 4B - 5B - 6B - HB - H
Base para modelagem de argila
Solvente Aguarrás 1000 ml
Espátula plástica tigre escolar conjunto com 06 un.
Câmera digital semiprofissional
Impressora multifuncional jato de tinta
Notebook
Papel fotográfico
Cartucho de tinta preto
Cartucho de tinta colorido

AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado durante todo o processo de criação através do desempenho e participação dos estudantes nas atividades propostas para que haja um aproveitamento integral no processo ensino-aprendizagem, serão avaliados os seguintes aspectos: assiduidade, participação nas atividades e cooperação coletiva.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO

1.      A sala de artes é um laboratório pedagógico mantido pelo CEMTI, assim, sua prioridade de utilização é para estudantes e professores do mesmo. Não está excluído, porém o uso do espaço por outras Instituições de ensino.
2.      A visita e utilização do espaço serão realizadas mediante a entrega das chaves que se encontram na secretaria do Colégio, onde o responsável pelo grupo assinará um termo de compromisso com a manutenção da sala.
3.      Cada visita deverá ser acompanhada por um responsável, que orientará a utilização dos recursos bem como responderá às dúvidas sobre o espaço.
4.      Como se constitui um ambiente educacional solicita-se ao final de cada visita e utilização do espaço, que o responsável acompanhe o retorno dos objetos a seu local de origem, a conservação da limpeza e o fechamento de portas e janelas.
5.      Horário de funcionamento - O Laboratório de Artes está aberto à utilização e visita de 2ª a 6ª feira, de 07h 20min às 16h 35min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A  Arte na Pré-História  expressa a forma de vida do homem primitivo, que a usavam para registrar e comunicar sua ...