"Somente
através da Arte nós conseguimos sair de nós mesmos e conhecer a visão do outro
sobre o universo." (Marcel
Proust)
DESCRIÇÃO
O Projeto Arte e Meio Ambiente – Criando e
Reciclando Com Arte nasceu da necessidade de fomentar a capacidade criadora do estudante, levando-os
a expressar suas ideias e sentimentos. Durante o processo criador foi
promovidas diversas oficinas monitoradas por alunos nas diversas atividades
artísticas.
Este projeto foi desenvolvido no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral
Polivalente Lima Rebelo, com alunos do Ensino Médio, pela professora de Arte Denise
Nunes Leite Compasso, tendo o apoio total do corpo docente, discente e administrativo, envolvendo as áreas de Arte, Biologia, História,
Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e Inglesa, Química, História, Sociologia
e Informática, perpassando por vários temas transversais, tais como: Pluralidade
Cultural, Saúde, Ética e Cidadania, e Meio Ambiente.
Com isto, o projeto levou os alunos a
conhecer as diversas linguagens artísticas
e compreender melhor e respeitar o ambiente em que estão inseridos, tornando-os
mais cônscios de seu papel no mundo que os rodeia.
OBJETIVOS
A realização deste projeto
atingiu os objetivos propostos.
Sendo eles:
GERAL: Provocar no aluno compreensão do meio que o
rodeia, seja ele natural ou criado pelo homem. Permitir a valorização do
património artístico e cultural, a importância da preservação e
valorização do meio dos impactos ambientais, buscando a interação e a convivência harmônica com a
natureza.
ESPECÍFICOS:
Proporcionar a
interação e construção do conhecimento através do ensino da arte ambiental, com
base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico e
ecológicos;
Despertar a consciência ecológica dos
alunos na preservação do meio ambiente;
Analisar os elementos degradadores do
meio, bem como suas possíveis consequências
e reais soluções;
Educar,
através de práticas pedagógicas inovadoras, usando as diversas formas de arte
ambiental;
JUSTIFICATIVA
De
acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a disciplina de Arte
norteia todo processo pedagógico educacional, perpassando por todas as
matérias, interagindo e dando suporte na educação e na formação social do
professor-educador e estudante.
Sabe-se
também que as questões ambientais são, no momento, o assunto de maior amplitude
global, tanto na abordagem dos impactos causados pela agressão sofrida pelo
meio ambiente, quanto por suas consequências, e que a origem dos problemas
ambientais, normalmente, é atribuída ao crescimento econômico baseado na
exploração dos recursos naturais, o qual provoca seu esgotamento ou
contaminação.
Pensando
nisto, o Projeto Arte e Meio Ambiente do
Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Lima Rebelo tem como abordagem a preservação
e valorização ambiental oferecendo aos
educandos um caminho para a criação, tomando como base o fazer artístico de
forma sustentável, bem como, comemorar com essa parceria o Dia da Arte, e
assim, através de diversas formas de arte oferecer oficinas de reciclagem e
reaproveitamento de materiais reutilizáveis, buscando minimizar os efeitos
degradantes do meio ambiente,
Assim, o projeto tem como campo de
experimentação várias linguagens artísticas, tais como: o grafite, a
customização de roupas, reciclagem de papel, etc. estimulando o uso da
percepção e da criatividade de cada indivíduo, inserindo competências e habilidades
artísticas de forma prática e dinâmica, em trabalhos individuais e em criações
coletivas, além de despertar o
interesse pela preservação do meio ambiente.
CONTEÚDOS CURRICULARES
Para iniciar o projeto, os alunos tiveram
aulas teóricas sobre meio ambiente e como a arte poderia ajudar na
conscientização da necessidade de preservar e respeitar o meio ambiente. Também
foi feito coleta seletiva de materiais recicláveis (papel e garrafa pet, roupas
usadas) na escola pelos alunos.
Em posse dos materiais reaproveitáveis, os alunos
monitores deram início às suas oficinas, foram elas:
·
Grafitagem.
·
Customização
de roupas usadas.
·
Origami.
·
Dança.
·
Teatro.
·
Música
·
Papel: Papietagem
e Reciclagem de Papel
·
Reciclagem
de Garrafa Pet.
·
Modelo e
Maquiagem.
Para dar ênfase nas questões ambientais como
a degradação e preservação, professores e alunos participaram de aulas passeio.
A primeira aula passeio foi realizada na
Lagoa do Portinho com alunos da 1ª série, para que pudessem perceber a ação
degradante realizada com o desmatamento e construções indevidas feitas às
margens da lagoa.
A segunda aula passeio foi realizada em Barra
Grande, na Rota do cavalo marinho, com alunos da 2ª série, para contemplarem um
ambiente preservado e protegido da ação degradante do homem.
Na culminância do projeto foram realizadas:
·
Exposição e
venda do material produzido nas oficinas.
·
Desfile das
roupas customizadas.
·
Exposição de
painéis com fotos das viagens.
·
Apresentações
de: Peças teatrais, Danças e Show musical.
METODOLOGIA
A execução
deste projeto aconteceu na escola, através de oficinas de criações artísticas monitoradas
pelos próprios estudantes da instituição, onde trabalharam as diversas formas
artísticas, entre elas as que valorizam a sustentabilidade e a preservação do meio
ambiente, bem como mostrando importância da Arte no processo de conservação do
meio ambiente.
Também
foram realizadas duas viagens: a primeira para a Lagoa do Portinho, no qual
puderam observar um ambiente que sofreu e sofre as ações degradantes do homem;
e a segunda para Barra Grande, na Rota do Cavalo Marinho, onde os alunos
conheceram um ecossistema preservado e protegido da agressão ambientais.
As
atividades realizadas:
· Estudo
sobre a importância das artes na preservação do meio ambiente;
· Oficinas
de diversas formas artísticas ambientais e culturais.
· Viagens:
Barra Grande e Lagoa do Portinho.
· Exposição
dos trabalhos criados pelos alunos.
· Desfile de
moda.
· Apresentação
de música, teatro e dança.
· Bazar dos
materiais produzidos.
As atividades
artísticas foram realizadas de forma criativa e autônoma. E em seguida realizou-se
a exposição dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
O projeto
foi avaliado durante todo o procedimento de realização através do desempenho,
participação e colaboração dos estudantes nas diversas atividades, resultando
numa maior consciência ecológica, respeito ao meio ambiente, e aproveitamento
integral no processo ensino-aprendizagem. Foram avaliados os seguintes
aspectos: assiduidade, participação nas atividades, cooperação coletiva e
compromisso e respeito com as ações ambientais propostas.
Os resultados foram surpreendentes.
Os alunos que participaram do projeto entenderam bem os objetivos propostos. A
maioria correlacionou com a matéria estudada, perceberam a importância da
preservação do ecossistema e de como a arte pode contribuir para
sustentabilidade ambiental. Participaram e se esforçaram nas oficinas e nas
aulas passeio.
OFICINAS
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