segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Arte e Meio Abiente




DESCRIÇÃO
O Projeto Arte e Meio Ambiente – Criando e Reciclando Com Arte nasceu da necessidade de fomentar a capacidade criadora do estudante, levando-os a expressar suas ideias e sentimentos. Durante o processo criador foi promovidas diversas oficinas monitoradas por alunos nas diversas atividades artísticas.
Este projeto foi desenvolvido no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, com alunos do Ensino Médio, pela professora de Arte Denise Nunes Leite Compasso, tendo o apoio total do corpo docente, discente e administrativo, envolvendo as áreas de Arte, Biologia, História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e Inglesa, Química, História, Sociologia e Informática, perpassando por vários temas transversais, tais como: Pluralidade Cultural, Saúde, Ética e Cidadania, e Meio Ambiente.
Com isto, o projeto levou os alunos a conhecer as diversas linguagens artísticas e compreender melhor e respeitar o ambiente em que estão inseridos, tornando-os mais cônscios de seu papel no mundo que os rodeia.
OBJETIVOS
A realização deste projeto atingiu os objetivos propostos.
Sendo eles:
GERAL: Provocar no aluno compreensão do meio que o rodeia, seja ele natural ou criado pelo homem. Permitir a valorização do património artístico e cultural, a importância da preservação e valorização do meio dos impactos ambientais, buscando a interação e a convivência harmônica com a natureza.
 ESPECÍFICOS:
Proporcionar a interação e construção do conhecimento através do ensino da arte ambiental, com base no exercício da cidadania e na vivência dos valores artístico e ecológicos;
Despertar a consciência ecológica dos alunos na preservação do meio ambiente;
Analisar os elementos degradadores do meio, bem como suas possíveis consequências e reais soluções;
Educar, através de práticas pedagógicas inovadoras, usando as diversas formas de arte ambiental;
JUSTIFICATIVA
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a disciplina de Arte norteia todo processo pedagógico educacional, perpassando por todas as matérias, interagindo e dando suporte na educação e na formação social do professor-educador e estudante.
Sabe-se também que as questões ambientais são, no momento, o assunto de maior amplitude global, tanto na abordagem dos impactos causados pela agressão sofrida pelo meio ambiente, quanto por suas consequências, e que a origem dos problemas ambientais, normalmente, é atribuída ao crescimento econômico baseado na exploração dos recursos naturais, o qual provoca seu esgotamento ou contaminação.
Pensando nisto, o Projeto Arte e Meio Ambiente do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Lima Rebelo tem como abordagem a preservação e valorização ambiental oferecendo aos educandos um caminho para a criação, tomando como base o fazer artístico de forma sustentável, bem como, comemorar com essa parceria o Dia da Arte, e assim, através de diversas formas de arte oferecer oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais reutilizáveis, buscando minimizar os efeitos degradantes do meio ambiente,
Assim, o projeto tem como campo de experimentação várias linguagens artísticas, tais como: o grafite, a customização de roupas, reciclagem de papel, etc. estimulando o uso da percepção e da criatividade de cada indivíduo, inserindo competências e habilidades artísticas de forma prática e dinâmica, em trabalhos individuais e em criações coletivas, além de despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.
CONTEÚDOS CURRICULARES
Para iniciar o projeto, os alunos tiveram aulas teóricas sobre meio ambiente e como a arte poderia ajudar na conscientização da necessidade de preservar e respeitar o meio ambiente. Também foi feito coleta seletiva de materiais recicláveis (papel e garrafa pet, roupas usadas) na escola pelos alunos.
Em posse dos materiais reaproveitáveis, os alunos monitores deram início às suas oficinas, foram elas:
·      Grafitagem.
·      Customização de roupas usadas.
·      Origami.
·      Dança.
·      Teatro.
·      Música
·      Papel: Papietagem e Reciclagem de Papel
·      Reciclagem de Garrafa Pet.
·      Modelo e Maquiagem.
Para dar ênfase nas questões ambientais como a degradação e preservação, professores e alunos participaram de aulas passeio.
A primeira aula passeio foi realizada na Lagoa do Portinho com alunos da 1ª série, para que pudessem perceber a ação degradante realizada com o desmatamento e construções indevidas feitas às margens da lagoa.
A segunda aula passeio foi realizada em Barra Grande, na Rota do cavalo marinho, com alunos da 2ª série, para contemplarem um ambiente preservado e protegido da ação degradante do homem.
Na culminância do projeto foram realizadas:
·      Exposição e venda do material produzido nas oficinas.
·      Desfile das roupas customizadas.
·      Exposição de painéis com fotos das viagens.
·      Apresentações de: Peças teatrais, Danças e Show musical.
METODOLOGIA
A execução deste projeto aconteceu na escola, através de oficinas de criações artísticas monitoradas pelos próprios estudantes da instituição, onde trabalharam as diversas formas artísticas, entre elas as que valorizam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, bem como mostrando importância da Arte no processo de conservação do meio ambiente.
Também foram realizadas duas viagens: a primeira para a Lagoa do Portinho, no qual puderam observar um ambiente que sofreu e sofre as ações degradantes do homem; e a segunda para Barra Grande, na Rota do Cavalo Marinho, onde os alunos conheceram um ecossistema preservado e protegido da agressão ambientais.
As atividades realizadas:
·      Estudo sobre a importância das artes na preservação do meio ambiente;
·      Oficinas de diversas formas artísticas ambientais e culturais.
·      Viagens: Barra Grande e Lagoa do Portinho.
·      Exposição dos trabalhos criados pelos alunos.
·      Desfile de moda.
·      Apresentação de música, teatro e dança.
·      Bazar dos materiais produzidos.
As atividades artísticas foram realizadas de forma criativa e autônoma. E em seguida realizou-se a exposição dos trabalhos.
AVALIAÇÃO
O projeto foi avaliado durante todo o procedimento de realização através do desempenho, participação e colaboração dos estudantes nas diversas atividades, resultando numa maior consciência ecológica, respeito ao meio ambiente, e aproveitamento integral no processo ensino-aprendizagem. Foram avaliados os seguintes aspectos: assiduidade, participação nas atividades, cooperação coletiva e compromisso e respeito com as ações ambientais propostas.
Os resultados foram surpreendentes. Os alunos que participaram do projeto entenderam bem os objetivos propostos. A maioria correlacionou com a matéria estudada, perceberam a importância da preservação do ecossistema e de como a arte pode contribuir para sustentabilidade ambiental. Participaram e se esforçaram nas oficinas e nas aulas passeio.



OFICINAS











Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A  Arte na Pré-História  expressa a forma de vida do homem primitivo, que a usavam para registrar e comunicar sua ...