sexta-feira, 5 de junho de 2009

Leitura Dramática

video

A Casa De Bonecas (Ibsen; Henrik)
É um drama em três atos, em que Ibsen questiona as convenções sociais do casamento. Serviu-se de uma notícia de jornal, a falsificação de uma letra de câmbio por uma mulher que o marido tratava como a uma boneca, deixando-a na ignorância completa da vida.
Na época, mediante as tentativas de emancipação feminina, foi uma peça revolucionária, com grande repercussão entre feministas, a Europa inteira a discutiu. Houve censuras violentas lançadas contra a personagem principal, Nora, pois a época não perdoou seu abandono da casa e dos filhos.
Ibsen é um autor dramaticamente perfeito, sabe criar contrapesos e revela através das relações dos seus personagens, os mecanismos complexos do espírito, o que intriga-nos. A sociedade é o fator que nos leva a conduzir-se contra natureza e nos faz viver num mundo de aparências no qual a vontade tem apenas importância. Nora toma consciência que deve definir-se como mulher em relação a si própria e não em relação às outras. Nora tem êxito a quebrar este jogo e vai procurar o seu lugar neste mundo.

Direção: Val Araujo
Grupo de Teatro do CEMTI (Centro de Ensino Médio de Tempo Integral: Polivalente Lima Rebelo)
Torvald Helmer, Joel Maximinius
Nora Helmer, Sandy Leocádio
Cristina Linde, Geyse Araujo
Doutor Rank, Nataniel Sousa
Nils Krogstad, Elias Brendon
Helena, Jheissy Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário