terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto Parnaíba - Garimpando a História

Parnaíba, um município de 243 anos, apresenta um notável conjunto arquitetônico, incluindo-se casarões coloniais, igrejas, prédios e casas de grande valor histórico, artístico e cultural que, pela diversidade de época e estilo, faz-se necessário preservá-los. Sendo assim, surge, como conseqüência, a necessidade de se por em prática uma pesquisa de campo visando a preservação do patrimônio, bastante ameaçado por um progresso desordenado.

Através de pesquisa e investigação os alunos buscarão descobrir pessoalmente a arquitetura e estilo dos edifícios, a história da época da construção e os fatores que autorizam o tombamento, por meios legais, e os efeitos histórico-cultural do mesmo na vida sócio-econômica do município, além de despertar o interesse pela preservação do patrimônio.

Garimpando estes prédios, podemos promover uma consciência cultural nos alunos, mostrando a eles a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade na abordagem dos aspectos sociais e culturais envolvidos. A origem dos problemas de degradação dos prédios, normalmente, é atribuída ao crescimento econômico baseado na demolição e construção de novas edificações, no descaso das autoridades em preservá-los, e no crescimento populacional sem controle. Nem sempre o desenvolvimento e o progresso têm sido aliados da cultura, tornando-se, muitas vezes, incompatíveis com sua preservação.

Este projeto tem como finalidade preservar, valorizar e mostrar às autoridades competentes a importância do tombamento do patrimônio histórico e a valorização e canalização do turismo cultural para cidade, sem falar da entrada de recursos vindo de várias organizações para recuperação dos prédios tombados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário